18.6.15

10. Artistas - Aaron Blaise

Hoje vou falar de um cara que já falei antes, mas de forma mais completa.

Vou dar uma dica.
Sabe Rei Leão? E a Bela e a Fera? Então, foi ele que animou. Tá, não sozinho, mas é só pra você ter uma ideia de quem estamos falando aqui!


Aaron Blaise


A primeira vez que vi os trabalhos dele foi no facebook. Quer dizer, a primeira vez mesmo foi nas 1902381082390751739 vezes que vi A Bela e a Fera já que é meu desenho favorito u_u ... mas dai naquela época não fazia idéia que eram pessoas de verdade em carne e osso que desenhavam aquilo e davam vida à personagens incríveis... então, a primeira vez que reconheci os trabalhos dele foi no facebook dele, que você pode/deve seguir clicando aqui.

Além de ser um artista incrível, ele faz vídeos muito legais passando dicas e ensinando muita coisa. Falei disso na sexta feira passada, e você pode ler mais sobre isso clicando aqui ou clicando aqui para ver seu canal do youtube (que é super completo e legal).

Mais alguns lugares onde você encontrar seu trabalho:
Aaron Blaise, página oficial
Aaron Blaise Art, instagram


Esses são alguns de seus trabalhos:

A Besta, é claro <3

os incríveis animais que só ele faz :)


Esse cara, pra mim, é uma baita inspiração, simplesmente pelo fato de que arte, pra ele, é algo que foi domado. Ele faz o que faz com uma simplicidade e qualidade incrível, e é um prazer ver tanto suas obras finalizadas quanto o processo criativo que ele toma.
Em um dos seus vídeos ele mostra as imagens que usa como referência e as obras finalizadas, apontando o quanto que ele mudou e o quanto que ele manteve da fotografia... 

Aaron Blaise é um dos caras que eu realmente considero um artista, pelo simples fato dele tornar a arte algo paupável e alcançável a todos.
Só tenho a agradecer pelas imagens que ele cria e pelo seu modo de ver e falar do mundo.

:)

16.6.15

09. Ferramentas - Papéis de Aquarela

Ao logo do tempo, bastante gente me perguntou sobre o papel de aquarela que eu uso. Ou o tipo que recomendo. Qual era daquela texturazinha típica do papel, ou qual escolher entre os milhões de tipos e blocos e texturas e gramaturas existentes que atraem loucamente qualquer um que goste de pintar...
Hoje vou falar um pouco sobre isso. Tipo de papéis de aquarela, marcas e preços.

Os papéis de aquarela são normalmente feitos de algodão, mas podem ser encontrados alguns de outras fibras. Quanto mais "de algodão" ele é, melhor é.

Tipos
- Rough Grain ou Torchon
É o papel mais rugoso. Tem uma textura áspera e grossa, com pequenos grãos que retém a água. A textura da pintura fica bastante interessante, mas para desenhar com lápis antes é meio difícil pois a textura é muito intensa.

- Soft Grain ou Fin
É o papel mais liso, que na verdade não é tão liso assim. Possui uma textura levemente granulada.

- Hot Pressed
É quase liso, mais que o soft grain, quase sem textura e uma granulação bem pequena. Isso faz com que a tinta escorra rapidamente e seque rapidamente, precisando de uma maior precisão na hora de desenhar. O desenho de base a lápis pode ser feito de maneira bem delicada.

- Cold Pressed
É o mais utilizado, pois tem as melhores características. Tem uma textura suave, segura bem a tinta e demora mais para secar que o hot pressed.


Eu particularmente prefiro o Hot Pressed, pois o desenho não fica tão texturizado e dá para fazer mais detalhezinhos (que não é necessariamente a pira da aquarela, mas anyway).


Acid Free
Não tem muito segredo. É a acidez do papel. Se o pH do papel for neutro, ele não amarelará com o tempo. Os profissionais são todos acid free, mas muitas vezes, os papéis para estudantes são e dai com o tempo ficam meio amarelados (não o papel em si, mas a tinta... ela vai mudando e os tons vão mudando também).

Sizing – Goma
É uma substância aplicada sobre o papel com diversos propósitos, como absorver a água e fixar os pigmentos.
Antigamente era preciso espalhar essa goma aguando o papel por toda a superfície. Hoje em dia as melhores marcas já vem com esse problema resolvido, mas caso você note alguma diferença no comportamento do papel, como áreas secando mais rapidamente que outras, é melhor preparar a folha antes.
Essa preparação é meio que feita de qualquer jeito quando se estica a folha* mas no caso de blocos que vem selados, onde a preparação não é necessária, às vezes isso pode acontecer (eu particularmente nunca tive esse problema, mas talvez é porque nunca prestei atenção e me adaptei ao papel).

Gramatura
Existem várias, obviamente. Eu recomendo de 300g/m² para cima.

Marcas e Preços
No Brasil, é difícil achar marcas boas e baratas. Aliás, não só no Brasil. Material de arte custa caro, principalmente se for de qualidade. Estas são as marcas que eu conheço e mais gosto:

- Arches:
É um papel fantástico. É mais caro que os outros, porém a qualidade se paga. Nunca encontrei um defeito no papel e é a marca que mais uso para obras grandes. Vem em diversos blocos e o legal deles é que as folhas são coladas pelas bordas, então você não precisa passar por aquele processo de esticar o papel e tudo mais*. Depois de ter terminado de pintar, você só corta um papel do outro e voilá :)
(ah, existem vários papéis dessa marca também, não só para aquarela)


O preço dos blocos no Brasil variam de R$150 a R$400, pelo que vi. Acho que os menores podem ser mais baratos mas como nunca achei, então, né...


- Fabriano
É meu papel favorito para tudo. Desde pequena usei esses blocos para aprender a desenhar e por tanto, para mim, são a base de tudo. Para aquarela tem o tipo Studio e o tipo Artistico, 100% algodão, 50% algodão, fino, grosso, para treino, para quadros, etc... Não sei o quão fácil é encontrá-lo nas lojas do Brasil, mas é um papel que recomendo para tudo.


O preço, por uma breve pesquisa realizada na internet agora, varia de R$150 a R$400 reais também. Sim, os preços são absurdos, principalmente porque na Itália se paga tipo 20 euros pelo mesmo bloco (sim, tem importação e imposto e blabla).


- Canson
Canson é infinito. De preços e qualidades baixos a qualidades e preços altos, os papéis para aquarela da Canson são muito variados e ótimos para começar. O bom desse papel é que vem em cadernos também. Blocos com aspirais e tudo mais, excelentes para treinos.


Os blocos variam de R$20,00 a R$300,00, dependendo do tamanho e tipo.


Bom, sei que tem muito o que se falar sobre papel para aquarela e aqui não cobri muita coisa mas o melhor conselho que posso te dar é compre algumas folhas de cada tipo e experimente. Veja qual é o papel que mais te agrada, se o com mais textura, se o com menos, se o hot pressed, o cold pressed, blabla. Compre papel barato mas não muito barato para treino. Compre tintas boas (falarei de marcas de tintas na próxima postagem). Compre pincéis bons. E treine. Treine muito.
O que eu tenho usado para treino é esse:


Ele é muito barato e relativamente bom. O bloco A5 custou $6,00 e o A4 $9,00. E todas as aquarelas que postei aqui recentemente foram feitas nesses blocos... Inclusive essa de ontem:



Material faz diferença, mas não faz milagre. Treino e prática é o que realmente contam. :)

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* Em breve, farei um tutorial sobre como esticar a folha de aquarela, preparando-a para a pintura e evitando que ela fique ondulada enquanto se pinta e depois que a pintura seca.

15.6.15

08. Inspirações

Infelizmente, algumas coisas nesse mundo são desconhecidas. Outras são relevadas... Espero, com esses posts, poder compartilhar aquilo que muitas vezes fica escondido.

Sheikh Zayed Mosque, Abu Dhabi, United Arab Emirates
Al Soltan Qalawoon Mosque, Cairo, Egypt
Sheikh Lotf Allah Mosque, Isfahan, Iran
Nasir Al-Mulk Mosque, Shiraz, Iran
Fatima Masumeh Shrine, Qom, Iran
Veja mais destas imagens incríveis clicando aqui.

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Pinturas orgânicas por Moebius

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12.6.15

07. Tutoriais Online - Aaron Blaise

Oi!

Esse post era pra ser sobre Teoria do desenho... mas percebi que seria muito difícil criar qualquer coisa rápida sobre isso, então preferi mudar o tema para tutoriais e dicas que podem ser encontradas na internet!

Hoje quero mostrar os incríveis vídeos do incrível Aaron Blaise. Vou falar mais dele no post de Quinta feira, quando falarei de artistas. Por enquanto, só vou deixar links para a sessão de Art Tips em seu canal do youtube, apresentando os meus favoritos até o momento :)

Se você gosta de desenhar, pintar, fotografar, ou quer trabalhar com animação, não deixe de ver o canal todo dele, porque os vídeos são realmente incríveis!

Divirtam-se!










E, sério, ele é muito fofo e feliz :D

10.6.15

06. Produções

Ultimamente tenho feito muitos desenhos em aquarela. Comecei a viajar e deixei minha tablet grande em casa e só nesses últimos dias adquiri uma outra tablet (e você pode ler sobre ela clicando aqui), então nada de digital, só tradicional (quer dizer, no dia em que peguei a tablet larguei o lápis e colei no computador de novo mas méh, durou pouco a pira).

A maioria destes desenhos eu coloquei no meu facebook já, mas aqui a qualidade provavelmente vai ficar um pouco maior.

Tenho tentando sair um pouco do padrão - quero começar a produzir imagens com significados mais profundos, mas é difícil. De qualquer forma, os animais que pintei me trouxeram excelentes histórias, principalmente este:

A raposa famosa.

Não sei porque mas a versão digital é bem mais estranha... haha
Muita gente queria comprar essa raposa. Um cara não parava de aumentar o preço, mas como eu não tinha uma boa versão digitalizada do desenho, não podia vender. Outro me contou de sua infância, outro de uma experiência linda que ele teve com raposas, outra dizendo que o desenho falava com ela através dos olhos... enfim, é, com certeza, meu desenho favorito até hoje...

Consegui desenhar o Google, meu cachorro também, o que me deixou bem feliz. E depois dele alguns outros animais...

Um cara quer comprar uma cópia impressa desse desenho :)

Esse pertence ao Mike.

Com esse cão, comecei a fazer uma série de animais bocejando hehe...

De mais estranho, fiz com ela, e o cara com fogo no cabelo. 

Ainda não sei o que fazer atrás dela...
se algo escuro, se dourado, se branco...


E pra tentar alguma técnica diferente, fiz pontinhos... milhões deles:


Ela está, lentamente, ganhando uma borda decorada, que ainda não está fotografada... mas de qualquer forma, fazer esse pescoço de renda me inspirou pra fazer outro, digital, que tem até um antes e depois:




E é só... se não fica muita imagem pra um post só. :P
- Sil

Sobre demônios e arte.

É muito difícil escutar seus próprios demônios. Dizem que as mentes mais criativas são as mais perturbadas... vê-se explicitamente, analisando a obra de artistas que fugiram completamente do padrão de suas épocas.

Mas é muito difícil permitir-se ouvir seus próprios demônios. É muito difícil conseguir traduzir o que eles dizem. E no momento em que se faz isso, tudo começa a se tornar libertador. Parece que um grande peso sai das costas e que então podemos respirar e falar ao mundo o que pensamos e sentimos.

A arte - o desenho, a escrita, a música, etc - é uma linguagem infinitamente complexa porém inata a partir do momento em que são dominadas, ou pelo menos reconhecidas, as vozes internas. Ao permitir-se sentir, torna-se fácil criar.

E podemos repetir o que outras pessoas já disseram, mas nunca da mesma forma. Por isso jamais deve reprimir-se o sentimento, ou a vontade de expressa-lo, ou a expressão em si. São passos lentos e distâncias absurdas a serem traçadas para que se possa, finalmente, colocar em formas, cores, letras, sons, o que há de mais interno.

Nunca deve-se esquecer que a qualidade técnica da criação vem com a prática mas a mensagem, que é muito mais importante do que a estética, é única de cada um.


8.6.15

05. Inspirações

“Nem tudo que é ouro brilha; nem todos que vagam estão perdidos;
o antigo que é forte não desaparece; raízes profundas não são alcançadas pela geada.”
J. R. R. Tolkien




Estes posts tem um único propósito: inspirar. Ou compartilhar o que me inspira.

É uma pergunta frequente que me fazem, o que me inspira a criar desenhos e coisas e tal... Bem, nesta categoria pretendo juntar imagens, textos, vídeos, músicas, histórias que me tocam de alguma forma. É uma parte bem mais livre do blog e tentarei colocar poucas de minhas palavras. Esses posts serão semanais, ao contrário do restante, que são quinzenais.

Tentarei aqui colocar todas as fontes das fotos, dando créditos aos devidos autores, mas peço desculpas desde já se alguma vez postar imagens sem a autoria. 

Divirta-se!

por steve axford

por steve axford 
por steve axford 
por steve axford

por jonathan esling



5.6.15

04. História - Aquarela, parte 1.

Uh, o de hoje saiu atrasado, mas ao menos saiu. Estou trabalhando num quadro grande, então o tempo que me sobra é pouco...

Esse post é dedicado a todos aqueles que aprenderam que aquarela é coisa de criança.

Aquarela

Esta é uma das minhas técnicas favoritas... mas em todos os anos de uso, eu nunca parei pra pesquisar sobre sua história.

A aquarela é um pigmento em pó, misturado a um ligante e dissolvido com água, aplicado sobre um papel.
Esta técnica é considerada, erroneamente, como uma das mais fáceis, porém a pincelada precisa ser precisa, pois não é possível corrigir o que foi feito... Quer dizer, dentro de um certo limite é possível "mover" a tinta de um lado pro outro (dependendo da aquarela usada), mas no geral, não adianta sobrepor cores ou tentar arrumar detalhes pois a cor clara não cobre a cor escura.
Justamente por conta dessa velocidade e precisão necessária, a aquarela é ótima para treinar a mão. Depois de muito usá-la, é possível notar que a comunicação do cérebro com os músculos da mão se torna mais precisa.

Apesar dessas dificuldades, a aquarela tem a facilidade escondida no próprio material: é preciso muito pouco para usá-la, apenas água e papel. Apesar do custo de ferramentas de qualidade ser alto (papeis, pincéis e tintas boas), a aquarela é, na minha opinião, uma das técnicas mais gostosas de se usar e uma que permite o fácil transporte - no momento estou viajando e sobrevivendo com um conjunto pequeno de materiais ;)

Kit de sobrevivência da Sil.

História

O termo "acquerello", italiano para aquarela, surgiu no Settecento mas, desde muito antigamente foram usadas técnicas baseadas no mesmo princípio. Na Idade Média, pigmentos eram misturados à clara de ovo ou goma arábica para a criação das miniaturas.

Miniatura do século XIV.

Para afrescos, a técnica era parecida, pois eram usados pigmentos solúveis em água, com a junção, nas épocas bizantinas e medievais, de substâncias opacas de cor branca.

Affresco medieval - Castelo Issogne, Valle d'Aosta, Italia
Do Renascimento em diante, a aquarela se tornou a técnica fundamental para o estudo preparatório das grandes obras.

Alessandro Tiranni, Estudo de obra
Nankin, lápis e aquarela sobre papel branco, 20 x 27,8 cm
Alessandro Tiranni, San Giovanni Battista che rimprovera Erode.
Óleo sobre tela, 125,5 x 172 cm.

O uso da aquarela não é restrito à arte. Devido à falta de fotografia, muitos estudiosos usavam da aquarela para reproduções botânicas e cientificas - taí um dos ganha-pão dos artistas antigamente, pintar tábuas botânicas para enciclopédias.

A característica principal de uma boa aquarela é a leveza representada, a delicadeza das cores, o efeito de fresco e a imediata expressividade.

... continua.
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No próximo post sobre História, falarei mais sobre detalhes da técnica, artistas representantes e indicações de livros e tutoriais para treino.


Fontes usadas:
http://www.adgblog.it/2010/06/12/la-tecnica-dellacquerello/
http://it.wikipedia.org/wiki/Acquerello
http://alberoefoglio.blogspot.ca/2012/08/acquerello-la-storia.html

4.6.15

03. Artistas - Karl Martens

Hoje vou falar de um cara muito foda.
Sim. Todos os posts sobre artistas começarão assim. Mas pra começar o blog com o pé certo, escolhi um cara especial.

Ele se chama Karl Martens e pinta pássaros.


Se você tem qualquer ligação com o mundo da arte online, é bem possível que você tenha ouvido falar dele, mas quando alguém é inspirador, vale a pena ver e rever.
Karl Martens segue uma filosofia muito interessante para a criação de suas obras, a qual une a liberdade do movimento e a disciplina refletida no conhecimento do assunto e do material usado.

Aqui tem um vídeo mostrando ele e seu trabalho. Se você ainda não viu, veja. Se você já viu, veja de novo. :)


Se eu tivesse que pintar na posição que ele pinta, teria sérios problemas hehe... mas ver um homem que pinta pássaros como se estivesse dançando com a ponta do pincel é incrivelmente inspirador (sem falar no lugar onde ele mora que eu provavelmente daria meu braço esquerdo pra chamar de meu... ehêm)

O que mais me chamou atenção em suas obras é a existência de detalhes casuais. As texturas, os movimentos, as penas, os olhares... tudo vem de um equilíbrio lindo entre a casualidade de suas pinceladas, a liberdade que ele dá à tinta e ao papel e o conhecimento profundo e agora instintivo da anatomia dos animais.

Sua dança sobre o papel me fez pensar em modos de desenhar e pintar, colocando em comparação modos estáticos, rígidos e cheios de regras versus a criação livre, movimentada e intuitiva, mas não por isso menos disciplinada.
Justamente por essas questões, acredito que este artista represente bem o começo deste espaço. A possibilidade de deixar o pensamento livre e ir além da caixinha na qual sempre estamos pode resultar em movimentos inacreditáveis e obras transcendentais.


Para ver mais sobre a obra do Karl Martens, clique aqui.
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Os posts sobre artistas serão publicados a cada duas quintas. Se você tem alguma sugestão para o artista da próxima publicação, deixe um comentário!

2.6.15

02. Ferramentas - Tablets

Olá!

Hoje vou falar um pouquinho de uma tablet nova que comprei. Tablet no sentido de mesa digitalizadora, não o celular grande que não faz ligação mas é excelente pra ver ... emh... bem... (todo mundo sabe qual a verdadeira utilidades dos ipads da vida...)*

Recentemente comprei uma Wacom Tablet Intuos Pen Small (blablabla). É uma tablet boa, pequena e fácil de carregar por ai. Admito que, depois de ter comparado o tamanho dela com o tamanho do meu laptop, acredito que poderia ter pego uma média que daria meio que na mesma (queria algo grande como o laptop pra poder carregar por aqui quando viajo e talz).

No site oficial da Wacom você pode encontrar todas as especificações sobre ela: https://store.wacom.com/us/en/product/CTL480

Eis o meu ponto de vista nessa maquininha linda:
Ela é muito pequena. Eu não achei que isso fosse ser importante, mas ela é muito pequena. Além da área útil dela ser menor do que o espaço cinza (o que muitas vezes me faz ir pra fora da área ativa e blabla), o traço não fica nada estável, e eu acho que é por conta do tamanho. Eu estou acostumada a usar uma bem maior (tenho uma Intuos3 9x12" também) e talvez isso faça com que o traço saia meio... estranho. Quando tiver em mãos a outra, faço um outro review comparando o uso das duas. 

Talvez seja culpa do meu laptop que já está velhinho e sofrendo com as novas tecnologias,  talvez seja culpa do tamanho da tablet ou - e mais provável - seja culpa da minha falta de coordenação.

O lado bom é que, devido a ela ser pequena, não é necessário deixar os nervos do seu ombro em chamas ao usá-la (quem tem uma tablet grande sabe que a quantidade de movimentos que você faz com o braço é abusivo. A-bu-si-vo).

Com um pouco de prática, consegui usá-la como a outra e obter resultados satisfatórios:
Ela tem coisas bem legais (que acho que todas as tablets modernas tem mas como eu tenho uma super antiga pra mim é novidade e é bem legal tá u_u) tipo isso que você pode configurar como quiser:
... e o fato que, por apenas 39,95$ você leva um incrível sumidor-de-fioooos! e pode usar o sistema de wifi que ela tem (traduzindo: tu tem que comprar uma paradinha da wacom que custa 40 doletas pra usar o wifi dela... é legal se você tem uma combinação de problemas com fios + grana...)

No geral, é uma boa tablet pra quem já sabe desenhar no computador. Ao contrário do que disse pra muita gente (e peço desculpas por isso), não acredito que seja a mais indicada para iniciantes pois seu uso pode ser meio frustrante (eu pensei em retorna-la por conta da instabilidade do traço). O problema é que a relação entre o tamanho dela e o monitor é muito diferente, então você tem que mexer o braço 1 milímetro pra mover um monte na tela do computador (e olha que meu monitor do laptop é pequeno)... 

Pra iniciantes aconselho uma maior, apesar do custo. Eu comecei com a Wacom Intuos 3, 9x12" e agradeço de coração ao cara que me indicou ela porque, realmente, faz uma diferença enorme. Mas, é certo de que se você aprender a fazer coisas com uma tablet pequena, a grande depois vai ser um passeio no parque.

Conheço muita gente que começou com tablets pequenas (da época da bamboo ainda) e faz coisas incríveis, então, só pra deixar bem claro, essa é minha opinião a respeito. Eu gostei dessa tchutchuca e vou usa-la muito (principalmente porque ela é pequena e fofinha :3 ... ) mas de agora em diante, vou aconselhar pelo menos uma Medium pra quem tá começando (e não é porque ela vai fazer coisas do além não... haaarráá).

É isso. Espero que tenha sido útil.
Se você tiver qualquer dúvida, pode escrever nos comentários, mandar e-mail, cartinha, depoimento no orkut, etc menos sinal de fumaça pq eu ainda não aprendi a ler.

- Sil


*jogar joguinho dos Minions, é claro! seu mente suja u_u

1.6.15

01. Começo

Hoje começa um plano novo. Nāo sei se vai dar certo ou nāo, mas vou tentar.
Neste espaço pretendo falar de várias coisas relacionadas ao mundo da arte. De tipos e estilos à técnicas, fatos históricos e artistas atuais e antigos. Seguirei uma programação mensal para tornar mais fácil o gerenciamento do conteúdo (e também pra tentar dar um tom mais sério à coisa toda, claro...).

Peço, adiantado, desculpas por duas coisas: o layout simples e antigo, possivelmente nāo muito bem organizado e meus textos, que por vezes soarão confusos ou estranhos... Entenda, sou ilustradora, nāo escritora - e pra mim isso sempre funcionou como uma ótima desculpa (apesar de saber que muitos ilustradores são ótimos escritores). Daí eu acabo usando a frase "quer que eu desenhe?" tentando soar o menos ofensiva possível porque eu genuinamente acredito que, devido à minha explicação verbalizada ser incrivelmente péssima, talvez eu consiga explicar um pouquinho melhor com alguns rabiscos... o que, admito, raramente acontece tão bem quanto esperado...

Para a pesquisa dentro do conteúdo, eu pensei em três sistemas:
- um arquivo, que irá separar o conteúdo por mês;
- marcadores, que irão separar o conteúdo por tema;
- pesquisa específica, que é o campo de pesquisa no blog ali em cima, no qual você poderá pesquisar especificamente por algo (espero que esse negócio seja tão inteligente quanto eu acho que seja...);

Ao final do mês apresentarei o conteúdo mensal resumido com um link para cada post feito. Nada de muito novo até aqui ;)


Bem,  por enquanto, esse post é apenas uma introdução a o conteúdo que aqui será tratado. E pra não deixa-lo tããão inútil assim, segue um videozinho muito legal obrigatório pra todo mundo:


Até amanha!
- Sil.