4.6.15

03. Artistas - Karl Martens

Hoje vou falar de um cara muito foda.
Sim. Todos os posts sobre artistas começarão assim. Mas pra começar o blog com o pé certo, escolhi um cara especial.

Ele se chama Karl Martens e pinta pássaros.


Se você tem qualquer ligação com o mundo da arte online, é bem possível que você tenha ouvido falar dele, mas quando alguém é inspirador, vale a pena ver e rever.
Karl Martens segue uma filosofia muito interessante para a criação de suas obras, a qual une a liberdade do movimento e a disciplina refletida no conhecimento do assunto e do material usado.

Aqui tem um vídeo mostrando ele e seu trabalho. Se você ainda não viu, veja. Se você já viu, veja de novo. :)


Se eu tivesse que pintar na posição que ele pinta, teria sérios problemas hehe... mas ver um homem que pinta pássaros como se estivesse dançando com a ponta do pincel é incrivelmente inspirador (sem falar no lugar onde ele mora que eu provavelmente daria meu braço esquerdo pra chamar de meu... ehêm)

O que mais me chamou atenção em suas obras é a existência de detalhes casuais. As texturas, os movimentos, as penas, os olhares... tudo vem de um equilíbrio lindo entre a casualidade de suas pinceladas, a liberdade que ele dá à tinta e ao papel e o conhecimento profundo e agora instintivo da anatomia dos animais.

Sua dança sobre o papel me fez pensar em modos de desenhar e pintar, colocando em comparação modos estáticos, rígidos e cheios de regras versus a criação livre, movimentada e intuitiva, mas não por isso menos disciplinada.
Justamente por essas questões, acredito que este artista represente bem o começo deste espaço. A possibilidade de deixar o pensamento livre e ir além da caixinha na qual sempre estamos pode resultar em movimentos inacreditáveis e obras transcendentais.


Para ver mais sobre a obra do Karl Martens, clique aqui.
____

Os posts sobre artistas serão publicados a cada duas quintas. Se você tem alguma sugestão para o artista da próxima publicação, deixe um comentário!

Nenhum comentário :

Postar um comentário