5.6.15

04. História - Aquarela, parte 1.

Uh, o de hoje saiu atrasado, mas ao menos saiu. Estou trabalhando num quadro grande, então o tempo que me sobra é pouco...

Esse post é dedicado a todos aqueles que aprenderam que aquarela é coisa de criança.

Aquarela

Esta é uma das minhas técnicas favoritas... mas em todos os anos de uso, eu nunca parei pra pesquisar sobre sua história.

A aquarela é um pigmento em pó, misturado a um ligante e dissolvido com água, aplicado sobre um papel.
Esta técnica é considerada, erroneamente, como uma das mais fáceis, porém a pincelada precisa ser precisa, pois não é possível corrigir o que foi feito... Quer dizer, dentro de um certo limite é possível "mover" a tinta de um lado pro outro (dependendo da aquarela usada), mas no geral, não adianta sobrepor cores ou tentar arrumar detalhes pois a cor clara não cobre a cor escura.
Justamente por conta dessa velocidade e precisão necessária, a aquarela é ótima para treinar a mão. Depois de muito usá-la, é possível notar que a comunicação do cérebro com os músculos da mão se torna mais precisa.

Apesar dessas dificuldades, a aquarela tem a facilidade escondida no próprio material: é preciso muito pouco para usá-la, apenas água e papel. Apesar do custo de ferramentas de qualidade ser alto (papeis, pincéis e tintas boas), a aquarela é, na minha opinião, uma das técnicas mais gostosas de se usar e uma que permite o fácil transporte - no momento estou viajando e sobrevivendo com um conjunto pequeno de materiais ;)

Kit de sobrevivência da Sil.

História

O termo "acquerello", italiano para aquarela, surgiu no Settecento mas, desde muito antigamente foram usadas técnicas baseadas no mesmo princípio. Na Idade Média, pigmentos eram misturados à clara de ovo ou goma arábica para a criação das miniaturas.

Miniatura do século XIV.

Para afrescos, a técnica era parecida, pois eram usados pigmentos solúveis em água, com a junção, nas épocas bizantinas e medievais, de substâncias opacas de cor branca.

Affresco medieval - Castelo Issogne, Valle d'Aosta, Italia
Do Renascimento em diante, a aquarela se tornou a técnica fundamental para o estudo preparatório das grandes obras.

Alessandro Tiranni, Estudo de obra
Nankin, lápis e aquarela sobre papel branco, 20 x 27,8 cm
Alessandro Tiranni, San Giovanni Battista che rimprovera Erode.
Óleo sobre tela, 125,5 x 172 cm.

O uso da aquarela não é restrito à arte. Devido à falta de fotografia, muitos estudiosos usavam da aquarela para reproduções botânicas e cientificas - taí um dos ganha-pão dos artistas antigamente, pintar tábuas botânicas para enciclopédias.

A característica principal de uma boa aquarela é a leveza representada, a delicadeza das cores, o efeito de fresco e a imediata expressividade.

... continua.
____

No próximo post sobre História, falarei mais sobre detalhes da técnica, artistas representantes e indicações de livros e tutoriais para treino.


Fontes usadas:
http://www.adgblog.it/2010/06/12/la-tecnica-dellacquerello/
http://it.wikipedia.org/wiki/Acquerello
http://alberoefoglio.blogspot.ca/2012/08/acquerello-la-storia.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário